Carnaval da Liberdade é oficialmente aberto com concerto no Palácio das Artes
Abram alas para a maior folia carnavalesca de Minas Gerais. O concerto “Esquentando os Tamborins”, realizado nesta quarta-feira (15), no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes abriu, oficialmente, o Carnaval da Liberdade com apresentação da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG), Coral Lírico, a Cia. de Dança do Palácio das Artes e integrantes da Escola de Samba Canto da Alvorada. O maestro André Brant, regente-assistente da OSMG, recebeu o público que lotou o teatro, dando as boas-vindas aos foliões, blocos e eventos que agitam a capital e o Estado.
São esperadas 10 milhões de pessoas em Minas Gerais, sendo 5 milhões somente em Belo Horizonte, o que tornará o Carnaval de 2023 o maior já promovido em solo mineiro. Estima-se que R$ 1 bilhão de reais sejam movimentados ao longo da festa, o que representa mais geração de emprego e renda, além do fortalecimento da economia da criatividade. O programa Carnaval da Liberdade já é um recorde agregando cerca de 400 municípios mineiros que vão oferecer uma programação de festas e também opções de turismo para quem quer descansar. O objetivo é estimular o crescimento do Carnaval em Minas Gerais, a partir do incentivo à estruturação do setor, fomentando a cultura carnavalesca. A iniciativa visa também a posicionar o Estado entre os principais destinos para curtir a folia de Momo no país.
“Os hotéis estão lotados, o que estimula o comércio, favorece o trabalho dos ambulantes, ou seja, toda uma cadeia produtiva se beneficia com isso. Em Minas Gerais, o nosso turismo é eminentemente cultural. É a nossa música, a nossa arte, as nossas expressões artísticas, o nosso patrimônio, a nossa cozinha o que mais atrai as pessoas. Conhecer a nossa cultura é conhecer a nós mesmos, e todo esse movimento só é possível pela grandeza do trabalho das pessoas, dos blocos e dos artistas de Belo Horizonte e de Minas Gerais”, comemora o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
O portfólio completo com todas as ações dos municípios pode ser acessado no site: minasgerais.com.br. Além do Carnaval da Liberdade, foi lançado o Carnaval da Tranquilidade. Deste fazem parte 255 municípios, cujas cachoeiras, trilhas e belezas naturais oferecem opção de descanso para aqueles que pretendem curtir o feriado longe dos batuques e dos bloquinhos. São exemplos: Prata, Turmalina, Formiga, São Gonçalo do Rio Preto, Caetanópolis e Caparaó.
O Carnaval da Liberdade é realizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e atuação de outras pastas como a Secretaria de Estado de Saúde, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros. Há uma união de esforços no planejamento das atividades de prevenção que visam a garantir a alegria dos foliões e um Carnaval seguro para todas as pessoas.
Uma iniciativa inédita é o Atrium da Liberdade. Em Belo Horizonte, pela primeira vez, a Praça da Liberdade será preparada para a festa como um espaço de descanso, recuperação e convívio durante o Carnaval. Haverá uma programação diversa, com aulas de dança, oficinas, dicas de maquiagem e customização de fantasia, além de cozinha-show com foco em pratos da cozinha mineira.
O Atrium da Liberdade também será palco dos Desfiles Liberdade atração para todas as idades. Concursos serão promovidos na página do Instagram do Carnaval, com o objetivo de divulgar as indumentárias que concorrerão ao título de Melhor Fantasia 2023, em diferentes categorias. Para participar, basta postar foto tirada em frente aos painéis que serão instalados na Praça com a hashtag #CarnavaldaLiberdade. Os vencedores em categorias como criança, adulto, melhor idade e drag queen serão conhecidos e premiados no último dia da folia.
Para quem gosta de compartilhar tudo no Instagram foi criado o filtro do Carnaval da Liberdade. Com ele, os foliões poderão Instagramar seus melhores momentos e brincar com a chuva de “confetes mineiros” que fazem referência à nossa bandeira.
Para fortalecer e divulgar o carnaval no interior do Estado, um portfólio com as ações de cada destino está disponível no site: minasgerais.com.br. São cerca de 450 cidades que oferecem uma programação de carnaval para agradar a todos os gostos, da folia às horas de contemplação e descanso.
Capitólio, por exemplo, divulga o Carnapitólio, evento tradicional e registrado como patrimônio histórico imaterial do município. Diamantina, que sempre foi um dos destinos de Carnaval mais disputados em Minas Gerais, também volta com muito fôlego, com animados bloquinhos e eventos, como o Carnaval Radical, o Festival Gastrô Folia, o Circuito dos Blocos Carnavalescos, o Largo da Alegria, o MPB Beco, o Espaço Miguilim, dentre outros.
Paracatu apresenta o Carnafolia Paracatu e também o Carnaval de Outrora todo baseado no repertório de marchinhas. Já Paraopeba com O Carnaval da Feirinha prepara um momento especial voltado para as famílias com matinês e brincadeiras para as crianças.
Ouro Preto e Sabará, que são outras duas cidades com tradição na folia de Carnaval, também terão as ruas dos centros históricos tomadas pelo colorido de dezenas de blocos, escolas de samba e bandas.
O Carnaval da Liberdade também conta com a atuação dos conselhos estaduais de Turismo e Cultura. Com o objetivo de garantir a colaboração entre poder público e sociedade civil, foi criada a comissão de Carnaval no Conselho Estadual de Turismo (CET), com representacão da área de festas populares do Conselho Estadual de Política Cultural (Consec). Além de ser um elo entre gestores e agentes culturais e de turismo, a participação popular irá garantir maior efetividade das ações também nos anos seguintes.
Programação do Atrium da Liberdade:
18/fev
08h – Alongamento (Consciência e Corpo Oralidade) com Bloco Magia Negra – Profs. Camilo Gan e Kutaya – Lounge IEPHA
08h – DJ Aida – Lounge Vale
09h – Apresentação de dança – como sambar (Canto da Alvorada) – Lounge IEPHA
10h – Apresentação de Tambor com Mestre Jackson Nunes – Vivência coletiva – Lounge Vale
11h – DJ Felipe Reis (Vinil) – Lounge Vale
11h – Carna Pet – concurso fantasia pet
11h – Cozinha show – (Chef Afonso Bicalho)
12h – Vivência e demonstração de amarração de turbante – (Magia Negra e Ori Samba) – Lounge IEPHA
12h – Vivência e demonstração de pintura corporal – Prof. Yulia – Lounge IEPHA
12h – Customização roupas carnaval – Lounge IEPHA
14h – Encerramento
19/fev
08h – Alongamento (Consciência e Corpo Oralidade) com Bloco Magia Negra – Profs. Camilo Gan e Kutaya – Lounge IEPHA
08h – DJ Bill – Lounge Vale
09h – Apresentação de dança – como sambar (Acadêmicos de Venda Nova) – Lounge IEPHA
10h – Circo (oficina) Lounge Vale
10h – Desfile Adultos – Lounge Vale
10h – DJ Ju Carvalho – Lounge Vale
11h – LuGar de Brincar – Lounge IEPHA
11h – Cozinha show (Bloco Magia Negra + Chef Afonso Bicalho)
12h – Apresentação de danças do Carnaval – (Magia Negra) Prof. Kutaya – Lounge Vale
14h – Encerramento
20/fev
08h – Alongamento (Consciência e Corpo Oralidade) com Bloco Magia Negra – Profs. Camilo Gan e Kutaya – Lounge IEPHA
08h – DJ Cumpadre (Vinil) – Lounge IEPHA
08h – DJ Zubreu – Lounge Vale
09h – Apresentação de danças do Carnaval – (Magia Negra) Prof. Kutaya – Lounge Vale (Afro)
10h – LuGar de Brincar – Lounge Vale
10h – Desfile Melhor Idade – Lounge IEPHA
10h – Desfile adulto/drag – Lounge IEPHA
11h – Cozinha show – (Carol Fádel)
12h – Teatro infantil – Gato Torto – Lounge Vale
13h – Encerramento
21/fev
08h – Atividades Infantis com o Bloco Bloquim Du Bem: Contos Carnavalescos. Lounge Vale
09h – Atividades Infantis com o Bloco Bloquim Du Bem: Sambaby, Desfile de carros de bebê alegóricos. Lounge Vale
10h – Apresentação de dança – como sambar – Lounge IEPHA
11h – DJ Aida – IEPHA
11h – DJ Ju Carvalho – Lounge Vale
11h – Cozinha Show (Chef Afonso Bicalho)
14h – Vivência e demonstração de amarração de turbante – (Magia Negra e Ori Samba) Prof. Kutaya – Lounge IEPHA
14h – Vivência e demonstração de pintura corporal – Prof. Yulia – Lounge IEPHA
14h – Customização roupas carnaval – Lounge IEPHA
15h – Cozinha Show (Bloco Magia Negra + Chef Afonso Bicalho)
15h – Atividades Infantis com o Bloco Bloquim Du Bem: Contos Carnavalescos. Lounge Vale
15h – Atividades Infantis com o Bloco Bloquim Du Bem: Sambaby. Lounge Vale
16h – Desfile final com ganhadores melhor fantasia – Lounge IEPHA
18h – Encerramento
Foto: Paulo Lacerda