Museu Casa Guimarães Rosa apresenta pinturas de Cleiton Cruz na mostra “O Sertão Catrumano”

O Museu Casa Guimarães Rosa promove, nesta quarta-feira (15),  a abertura da exposição temporária “O Sertão Catrumano de Almagasta” do artista plástico Cleiton Cruz. A exposição presta uma homenagem à literatura regional e ilustra o imaginário coletivo do povo sertanejo. As obras que compõem a mostra são inspiradas no livro “Um Punhal para Alma Gasta”, de autoria de Délio Pinheiro. As pinturas de Cleiton Cruz evocam a necessidade de preservação da fauna e flora do cerrado, assim como discutem questões históricas e sociais de uma sociedade complexa e única. Seu trabalho apresenta o homem “catrumano” como protagonista de seu processo histórico-cultural, construção de si mesmo e de seu espaço social.

Cleiton Cruz é mineiro da cidade de Montes Claros. É presidente da Associação dos Artistas Plásticos e contramestre da primeira marujada de sua terra natal. O artista já fez várias exposições no estado de Minas Gerais e no exterior. Dialogando com a cultura regional e o grafite urbano o artista retrata sua gente e seus costumes. Além do engajamento cultural histórico e social, Cleiton Cruz produz obras com temáticas ambientais, como a preservação do bioma do cerrado.

Museu Casa Guimarães Rosa 

Inaugurado em 1974, o Museu Casa Guimarães Rosa está localizado na cidade de Cordisburgo/ MG, sendo uma instituição dedicada à preservação da memória biográfica e literária de um dos maiores escritores da literatura nacional. Os documentos, fotografias e objetos do acervo do
Museu refletem aspectos da vida pessoal de Guimarães Rosa, além de sua atuação profissional como médico, escritor e funcionário do Ministério das Relações Exteriores.

O Museu Casa Guimarães Rosa está instalado na casa onde Guimarães Rosa nasceu e viveu os primeiros anos de sua infância (1908 – 1917). O edifício é composto pela residência onde a família Guimarães Rosa habitava e pela venda mantida pelo pai do escritor, “seu” Florduardo, ou simplesmente “seu Fulô”.
No Museu, o visitante tem a oportunidade de conhecer o universo mágico do sertão mineiro, onde Guimarães Rosa nasceu e se formou. Da infância na “Venda do Seu Fulô”, onde ouvia as histórias fantásticas dos vaqueiros e fregueses de seu pai, à atuação como Cônsul no Rio de Janeiro, Hamburgo, Bogotá e Paris, a vida do escritor está retratada no acervo, nas exposições e nas ações que o Museu desenvolve.

Atualmente, o Museu Casa Guimarães Rosa exibe a exposição de longa duração Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos, que proporciona uma imersão nos espaços residenciais da Família Guimarães Rosa e na literatura de seu membro mais ilustre. O universo rosiano e sertanejo se mesclam oferecendo ao público uma mostra da genialidade de Guimarães Rosa como escritor, médico, cônsul, pai, filho, marido e membro da Academia Brasileira de Letras.

Serviço:
Exposição Temporária “O Sertão Catrumano de Almagasta”
Artista: Cleiton Cruz
Abertura: 15 de fevereiro 2023
Período de realização: 15 de fevereiro a 31 de março de 2023
Local: Sala de Exposições Temporárias do Museu Casa Guimarães Rosa

Museu Casa Guimarães Rosa
Endereço: Rua Padre João, 744 – Cordisburgo/MG. CEP: 35780-000 Contato: (31) 99618-3291 | E-mail: museuguimaraesrosa@secult.mg.gov.br
Funcionamento: Terça a Domingo, das 9h30 às 17h.