Especial ‘Falas da Terra’ conta a história de 21 indígenas de diversas regiões do Brasil
Além dos indígenas que contaram suas histórias em frente às câmeras, havia muitos outros por trás delas.
Caciques e pajés, mas também médicos, biólogos, youtubers e artistas. No especial “Falas da Terra”, que vai ao ar nesta segunda-feira (19), na Globo, 21 indígenas de diferentes regiões do Brasil olham para câmera e contam a própria história.
Ao contar a própria história, eles contam também uma outra história: a do Brasil.
“O massacre dos povos indígenas não é uma história do passado, uma história de 1500. É uma história de hoje, uma história lamentável, o sangue que continua sendo derramado não é contado”, conta Fernanda.
Ela é advogada, mas não por opção: ela foi enviada pra faculdade de direito porque a geração dos pais e dos avós precisava de advogados. Hoje, ela representa os povos indígenas em vários órgãos das nações unidas.
Uma das vozes silenciadas foi a do pai da Valdelice. “Em 2001, quando eu já estava com 18 anos, formos arrancados de lá por meio de uma liminar judicial e debaixo de muita bala. Todas as mulheres crianças foram colocadas dentro de uma casa de sapé, uma casa sagrada, e tentaram atear fogo. O meu pai, o cacique Marcos Veron, se ajoelhou para os pistoleiros e os policiais, e falou não façam isso, a gente se rende. Então fomos jogados pra beira da estrada”, diz Valdelice Guarani Kaiowá.
Eles passaram dois anos na beira da estrada. Quando voltaram, foram atacados mais uma vez.
Além dos indígenas que contaram suas histórias em frente às câmeras, havia muitos outros por trás delas. Ziel foi um dos quatro realizadores indígenas que ajudaram a colocar o especial de pé.
“Foi um desafio, ao mesmo tempo um presente pela oportunidade que nós tivemos de construir algo que é um marco, não deixa de ser um marco, na história da TV aberta brasileira. Algo que fala sobre os povos indígenas, os povos originários, construído pelos povos indígenas”, finaliza.
https://globoplay.globo.com/v/9446277/
Ouça o podcast do Fantástico.
FOTO CAPA: Djuena Tikuna é uma das personagens de ‘Falas da Terra’, especial com exibição neste 19/4, Dia do Indígena — Foto: Globo / Divulgação