No enfrentamento à pandemia, Ação Social realiza atendimentos por agendamento
Para garantir efetivamente a assistência às pessoas e famílias necessitadas de Catalão, a Prefeitura por meio das Secretarias de Promoção, Ação Social e Assuntos Comunitários, mantém seus atendimentos na cidade e com horário estendido. Todavia, para evitar filas, aglomeração, resguardar a saúde e bem-estar de todos, os servidores têm recebido o público apenas com agendamento prévio.
Em média 60 pessoas são atendidas por dia no local com data e horário marcados antecipadamente. Cada cidadão passa pelas assistentes sociais que são responsáveis por receber os pedidos das pessoas. A prioridade, especialmente neste momento de pandemia, tem sido para a solicitação de cesta básica. Para ter direito, as equipes das secretarias realizam um criterioso procedimento a fim de identificar e atender à demanda de quem verdadeiramente precisa. Assim, durante o atendimento (amplo e qualificado), uma ficha de avaliação socioeconômica é obrigatoriamente preenchida. Por meio dela, as assistentes investigam e exigem comprovação, por exemplo, de renda per capita, gastos com medicação (aquilo que não é retirado no SUS), situação profissional (desempregado, autônomo), quantidade de filhos, se já recebe ou não algum benefício do governo, entre outros.
Com exceção da distribuição de cesta básica, todos os demais serviços seguirão sendo feitos apenas internamente.
Para agendamento, a população deve entrar em contato pelo telefone: 3441-3178. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 08h às 11:30h e das 13h às 17 horas.
De acordo com a Secretária de Promoção e Ação Social, Adriete Elias, “a Prefeitura não vai medir esforços para atender e entregar cestas básicas para as famílias carentes da nossa cidade”.
Faça sua parte. Consciência, empatia, respeito e bom senso. Todos juntos pelo bem comum!
Essa é a Prefeitura de Catalão. Cidade que Sonha e Faz!
ASCOM – Prefeitura de Catalão.