Mês da Mulher será pelo Pacto Todos Por Elas
O Governo de Goiás celebra o Dia Internacional da Mulher com atividades de apoio, valorização e fortalecimento do Todos Por Elas- Pacto Goiano pelo Fim da Violência contra a Mulher. Na capital e no interior terão exposições, palestras e debates sobre as ações de proteção aos direitos das mulheres goianas. Formosa é uma das cidades que saem na frente nessa ação
Em Goiânia e no interior terão exposições, palestras e debates sobre as ações de proteção aos direitos das mulheres goianas. Formosa é uma das cidades que saem na frente nessa ação. (Foto: Seds-GO)
Na capital e no interior terão exposições, palestras e debates sobre as ações de proteção aos direitos das mulheres goianas. Formosa é uma das cidades que saem na frente nessa ação em que se comemora o dia da mulher em 08 de março.
Nesta semana, representantes do legislativo do município de Formosa, encaminharam ofício a Secretaria de Desenvolvimento Social solicitando material informativo de orientação e combate à violência contra a mulher. A intenção da Câmara Municipal do município que fica na região do Entorno do Distrito Federal e tem população superior a 123 mil habitantes, é promover durante o mês de março uma exposição sobre o empoderamento da mulher e conscientização da população local sobre direitos e combate a violência doméstica.
A iniciativa é da vereadora Roberta Brito Fungheto que é Presidente co Conselho da Mulher no município e com apoio e respaldo dos demais vereadores estarão promovendo exposições em diversos pontos turísticos de Formosa, além das escolas públicas e da rede privada, com a finalidade de valorizar e reconhecer o talento das mulheres da cidade e do campo.
Também, ocorrerá um concurso de redação que envolverá a participação de estudantes da rede de ensino do município e as melhores serão premiadas.
Durante o período de pandemia é notório que teve aumento de casos de violência contra a mulher e a Seds na missão de combater qualquer tipo de violência vem promovendo campanhas de conscientização da sociedade com apoio de diversas instituições governamentais e de organizações sociais.
Para a superintendente da Mulher e Igualdade Racial, Rosi Guimarães, a importância da iniciativa da comunidade de Formosa é mostrar a adesão da sociedade local e dos poderes constituídos em se unirem no combate a violência contra a mulher e ressalta o trabalho da vereadora Roberta Brito que é presidente da comissão em defesa das mulheres no legislativo local e atua de forma intensa nas atividades de conscientização social e coletiva no combate a violência contra as mulheres. “É importante o poder legislativo institucionalizar esse tema tão relevante para a sociedade no combate a violência e na defesa dos direitos e empoderamento da mulher goiana e de Formosa em particular”, pontua a superintendente.
A exposição contará com fotografias e palestras itinerantes enaltecendo o trabalho e engajamento social de diversas mulheres do município, ressalto a contribuição social e profissional de pessoas que contribuem para o desenvolvimento da cidade, seja, nas áreas de educação, saúde, social e na atividade laboral, destaca a vereadora Roberta Brito.
Rosi Guimarães destaca ainda que praticamente todos os municípios goianos devem desenvolver ações em comemoração ao dia da mulher como é o caso de Caiapônia, Bela Vista de Goiás, Planaltina de Goiás, Damianópolis, Senador Canedo, Alexânia, Luziânia, Vianópolis e Iporá, entre outras, e enfatiza que é fundamental o engajamento social e dos poderes constituídos no enfrentamento e combate a violência doméstica.
Fonte: Seds-GO