Idosos de 85 a 89 anos serão vacinados a partir de segunda (01) em Catalão

A vacina contra Covid-19 será aplicada por meio de drive-thru

A Secretaria de Saúde de Catalão, por meio da Vigilância Epidemiológica, dará início nesta segunda-feira (01) a vacinação contra Covid-19 em idosos com 85 a 89 anos de idade. A imunização será com a vacina AstraZeneca, recebida pelo Município nesta sexta-feira (26), e vai ocorrer em formato drive-thru, em duas unidades de Saúde do município: Centro de Pediatria e Centro Integrado da Mulher. A ação ocorrerá das 8h às 20h, até esgotarem as doses.
No drive-thru, os idosos deverão apresentar o cartão de vacinação, documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência.
Já aqueles impossibilitados de sair de casa – acamados – devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde, meio do telefone 3441-2692, para informar à equipe do Programa de Atendimento Domiciliar (PAD), sobre sua situação. Neste caso, os idosos serão vacinados nas suas próprias residências.

Ao todo, o Governo do Estado enviou 900 doses para imunizar o grupo prioritário de 85 a 89 anos. Idosos com 90 anos ou mais, que ainda não vacinaram, também podem participar do drive-thru na próxima semana.

A Vigilância Epidemiológica informou que o município recebeu 3.700 vacinas até o momento. Restaram 309 doses dessas, nas quais 119 serão reservadas para a segunda dose e 190 para a primeira. Estas serão usadas para imunizar os idosos acamados e profissionais da Saúde que ainda não receberam o imunizante. As que restarem poderão ser usadas nos idosos de 85 a 90 anos, ou mesmo nos de 80 anos.

O Secretário de Saúde, Velomar Rios, ainda destaca que a campanha de imunização contra a Covid-19 é feita de acordo com a disponibilidade das remessas de vacinas enviadas ao município pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado e obedece aos critérios do Plano Nacional de Vacinação. Portanto, não há previsão de quando finalizarão este grupo prioritário e iniciarão a próxima etapa.

ASTRAZENECA
É uma vacina do laboratório britânico AstraZeneca com a universidade de Oxford em parceria com a Fiocruz (Rio de Janeiro). A mesma apresenta eficácia geral acima dos 50% exigidos pela Anvisa. São necessárias duas doses para a completa imunização. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), responsável por elaborar a bula e finalizar as doses iniciais da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, recomendou ao Ministério da Saúde, que o intervalo entre as duas doses no Brasil se dê em 12 semanas.
ASCOM – Prefeitura de Catalão