Mário de Mendonça Netto – Um grande político e homem generoso, sereno, corajoso e brilhante

Natural de Catalão, Goiás, Mário Mendonça Netto nasceu em 26 de abril de 1930. Filho de Maria Isabel de Mendonça Netto e João Netto de Campos (Prefeito de Catalão e Deputado Estadual, 1951-1955 e 1975-1979), se mudou para São Paulo com seus quatro irmãos aos 12 anos de idade para estudar o ginásio no colégio Mackenzie.

Foi colega e amigo pessoal dos irmãos Gilda Cardoso e Fernando Henrique Cardoso e na ocasião participou do “Movimento Petróleo é Nosso” fundado pelo General Leônidas Cardoso, pai de seus amigos e que deu origem a Petrobrás.

Formado em advocacia pela Faculdade de Direito, Largo de São Francisco, USP, São Paulo, se tornou advogado e mais tarde agro pecuarista em Catalão. Inspirado nos movimentos que participou em sua adolescência resolveu ser político sendo eleito deputado estadual pelo PSP, 3.ª legislatura, 1955-1959. Foi também vereador na Câmara Municipal de Catalão pelo PDC,1963-1967 e 1967-1970.

Quando morava na cidade de São Paulo foi eleito suplente de deputado estadual pela Coligação UDN-PSP em 1958, mas não assumiu o cargo. Com o Movimento Militar de 1964, junto com todos os seus amigos políticos daquela época, foi condenado á oito anos de prisão por ser contra o regime adotado. Mas, fugiu para São Paulo, onde ficou por dois anos na casa de seu tio Rio Branco Paranhos.

Foi casado por duas vezes. De seu primeiro casamento com Marly Gomes Pires, nasceu Maísa Pires Netto, que recebeu esse nome devido a grande admiração que Mário sentia pela cantora Maysa Matarazzo. Já em seu segundo matrimônio com sua atual esposa Leuci Felício Netto tiveram três filhos, Marisa, João Netto e Maria Carolina. Segundo Mário, seus filhos são suas paixões.

Mário foi um homem que fez a diferença em várias guardas municipais por onde passou. Mas ele não fez diferença somente na vida profissional, mas na vida pessoal. Aos 79 anos de idade, dizia “sentir saudades de tudo que viveu nos anos em que foi político”. Um homem de garra que sofreu perseguições pelo militarismo, mas que jamais se deixou abater por nada.

Mário de Mendonça Netto faleceu no dia 23 de setembro de 2009, em Catalão. Vítima de insuficiência pulmonar completaria 80 anos de idade no ano de 2010.

 

 

Pesquisa e produção; Maysa Abrão ano 2009, Revista Portal VIP, direitos reservados.

FOTOS: Arquivo pessoal/ Reprodução Internet/ Maysa Abrão

 

 

 

 

BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL:

Endereço: Rua Nilo Margon Vaz, 200, Centro, Catalão – GO, 75701150.
Highlights info row image (64) 3411-6994