A Perigosa Ponte do Rio São Marcos Por Paulo Hummel Jr.
Após uma espera de mais de 30 anos, em setembro de 2018 foi entregue ao tráfego a ponte sobre o Rio Paranaíba, na BR-352, entre Abadia dos Dourados (MG) e Davinópolis (GO).
Foi um grande avanço para o intercâmbio entre as cidades da região, que até então faziam a travessia do Paranaíba por meio de uma balsa. A nova passagem também reduziu em cerca de 120 km a distância entre Belo Horizonte e Goiânia, por exemplo.
Mas nem tudo são flores: de Davinópolis até a BR-050 o tráfego é feito pela GO-210, via que cruza o Rio São Marcos. Nesse rio, a passagem é feita por uma ponte construída há mais de 60 anos, pela Prefeitura de Catalão, na gestão do prefeito Ciro Netto. Apesar de antiga, a ponte é resistente e tem suportado o aumento do porte dos caminhões modernos, que por lá circulam carregados com até 60 toneladas.
Porém, construída para uma outra realidade, essa ponte é estreita e só permite a passagem de um veículo por vez, situação totalmente incompatível com o tráfego hoje existente. A consequência tem sido a elevação no número de acidentes na travessia da ponte sobre o Rio São Marcos, que passou a oferecer um trânsito temerário.
Os moradores vizinhos à ponte relatam que, poucos anos atrás, uma equipe de topografia esteve no local fazendo os levantamentos para a elaboração de um projeto para a construção de uma nova ponte. Mas sobre isso nunca mais se falou.
Urgem providências por parte das autoridades visando a construção dessa ponte, para evitar acidentes como os mostrados nas fotos abaixo, ou ainda piores. Certamente pode estar havendo problemas de competência, já que a GO-210 agora serve como ligação de duas BRs e seria justo o governo federal arcar com a obra. Mas o importante é a união de esforços para resolver a grave questão.
FOTO: Caminhonete bate em caminhão sobre a ponte. Foto: Blog de Olho na Cidade
FOTO: Carreta tomba sobre a ponte. Foto: Leonardo Machado.
FOTO: Ponte tomba sobre a ponte do Rio Sao Marcos. Foto Jornal O Catalão
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