Observações da Academia Catalana de Letras – Igreja evangélica Assembleia de Deus
A Academia Catalana de Letras observa que, quem passa pela avenida Cristiano Aires não deixa de admirar a imponente sede da igreja evangélica Assembleia de Deus. Aquele templo, inaugurado em 1988, se tornou uma das obras de arquitetura mais notáveis de Catalão. Além do que, a entidade ocupa um importante espaço no universo cristão de nossa região.
Em termos globais, muitos defendem que a maior denominação pentecostal do mundo continua sendo a Assembléia de Deus.
Essa igreja começou no Brasil em 1911, em Belém do Pará, em pleno auge do ciclo da borracha. Milhares de pessoas estavam concentradas na região, voltadas para a produção e comercialização do látex. Foi quando dois estrangeiros suecos, Gunnar Vingren e Daniel Berg, criaram em Belém a Assembléia de Deus. Bem depois, em 1930, esses mesmos europeus fundaram um ministério da entidade no Rio de Janeiro. A partir daí, a igreja se espalhou rapidamente pelo território nacional.
Em Catalão, um pequeno galpão, acima da estação ferroviária, serviu para o culto dos evangélicos no final da década de 1930. Naquele tempo, vários pastores se revezaram nos trabalhos de evangelização: José Cipriano, João Nunes, Christiano Alves, Antonio Alves Carneiro e Geraldo Mariano. A partir de 1962, Eurípedes Pereira de Souza, quando ainda era presbítero, assumiu os trabalhos na pequena sede, permanecendo mais de meio século à frente da Assembleia de Deus em Catalão.
Eurípedes nasceu em Goiandira, cidade recém emancipada de Catalão, em 1935. Logo foi com os pais para Goiânia, onde aderiram à Assembleia de Deus, ainda em fundação naquela capital. Em 1957, já consagrado diácono, veio para Catalão onde se casou, integrando-se aos trabalhos da pequena igreja acima dos trilhos. Deixou um emprego público em Goiânia exercendo, em Catalão, a profissão de sapateiro. Em 1964 completou a sua formação e foi consagrado pastor numa cerimonia oficial no ministério de Madureira, no Rio de Janeiro. Daí em diante, dedicou -se exclusivamente ao pastoreio na Assembleia de Deus em Catalão.
Com a necessidade de um prédio maior, adquiriu um terreno na avenida Cristiano Aires em 1986, iniciando uma grande construção. Dois anos depois, com a ajuda da comunidade, o templo foi inaugurado. Pela sua imponência, foi mesmo uma grande vitória para os fiéis da Assembleia de Deus.
No decorrer dos anos, o interior do templo foi sendo reformado. A fachada original foi conservada, mas houve liberação do espaço físico para maior número de fiéis, isolamento acústico do ambiente, climatização e troca de piso.
A Assembleia de Deus sempre foi muito severa com relação aos costumes de seus membros. Haviam, por exemplo, graves restrições à liberdade das mulheres em questões de vestimenta, cabelo e maquiagem. Mas, com as alterações no estatuto em 2011, muitas proibições foram removidas como, assistir TV, leitura de revistas, livros e uso adequado da internet.
A igreja em Catalão possui um coral muito apreciado (Harmonia Celeste) e continua sendo dirigida por um neto do eminente pastor Eurípedes Pereira de Souza.
FOTO: Antiga Assembleia de Deus Catalão
FOTO: Nova Assembleia de Deus Catalão
FOTO: Pastor Eurípedes Pereira de Souza
FOTO: Pastor Eurípedes e esposa
Luís Estevam
BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL:
(64) 3411-6994