Brasil que Toca! – Viaje por nossas regiões através da música com os jovens catalanos do Projeto Mãos que tocam.
Privilégio de embarcar levando música na bagagem
O Projeto Mãos que Tocam, criado e desenvolvido pelas Obras Sociais Jorge Faim Filho, Instituição Filantrópica sem fins lucrativos que há 21 anos atua em Catalão, trabalha no resgate social de crianças e jovens, criando oportunidades para o desenvolvimento pessoal e cidadania por meio da música. Os alunos do Projeto, sob a regência de Joel Souza, recebendo o solista Maurício Orosco, apresentarão um repertório totalmente direcionado à musicalidade brasileira, suas nuances regionais e peculiaridades. Trabalho de muitas mãos e muito esforço, que começou com a vontade de mudar as coisas pra melhor na região de Catalão, Bairro Jardim Paraíso, quando as Obras Sociais Jorge Faim Filho (OSJOFF), começaram a desenvolver suas atividades no município, em 1994. A entidade foi fundada com o intuito de auxiliar aquela localidade, onde a população de crianças, jovens e adultos viviam concentrados em meio a todo tipo de vulnerabilidade social e salutar, e com apenas uma escola na região. No aspecto educacional, as OSJOFF desenvolvem as atividades através da Escola Allan Kardec, que iniciou suas atividades em 1999 com 28 alunos cursando entre Jardim II e Alfabetização. Em 2015, a clientela escolar é de aproximadamente 400 alunos distribuídos em salas de Educação Infantil (Jardim I e Jardim II) e de Ensino Fundamental (1º ano ao 9º ano), funcionando no período matutino. No contra turno funcionam as atividades complementares, como o Projeto Mãos que Tocam, atividades de reforço, atividades esportivas, entre outros. No aspecto social, as OSJOFF realizam ações voltadas para a comunidade através de assistência com a distribuição de sopa, de verduras e alimentos aos sábados pela manhã, oportunizando a segurança alimentar aos assistidos; realiza o trabalho com as mães gestantes, também aos sábados e terças-feiras, na confecção de enxoval para os bebês, além de desenvolver frequentemente campanhas voltadas para a orientação em saúde e prevenção de doenças, envolvendo o combate ao tabaco,ao álcool e drogas, com público-alvo de jovens e demais população, buscando promover a melhoria da convivência local e redução de violência. A ideia do Projeto Mãos que Tocam surgiu da parceria entre Fundação Espírita Nova Vida – FENOVA – e Obras Sociais Jorge Faim Filho – OSJOFF. No segundo semestre de 2012, a Fundação disponibilizou uma professora e violões para iniciar a primeira turma nas Obras Sociais. Os primeiros alunos desta iniciativa participaram de 3 apresentações neste mesmo ano juntamente com a Orquestra de Violões da FENOVA. Em 2014, com a aprovação do Projeto Mãos que Tocam via Lei de Incentivo à Cultura e com o patrocínio captado do grupo Anglo American, o sonho de ter uma Orquestra de Violões e fortalecer as ações sociais e artísticas se tornou realidade.
Projeto Mãos que Tocam II
Em 2015, com a aprovação do Projeto Mãos que Tocam II via Lei de Incentivo à Cultura e com o patrocínio incentivado da Fundação John Deere e do grupo Anglo American, o projeto entra na sua segunda edição com as atividades de violão e canto coral. É um projeto continuado de ensino de música com o objetivo de proporcionar gratuitamente o ensino de violão e canto (coral), com os estudos direcionados para a formação futura de uma orquestra composta por violões. Este projeto atende 100 crianças e jovens entre 9 e 17 anos de idade, de ambos os sexos, regularmente matriculados em uma instituição de ensino pública ou particular. As aulas do projeto são oferecidas no período vespertino e, obrigatoriamente, o aluno precisa frequentar regularmente uma instituição de ensino pública ou particular. Os estudantes da rede pública de ensino têm a prioridade no projeto e ocuparão no mínimo cinquenta por cento (50%) das vagas oferecidas. Todos os cursos são totalmente gratuitos, sem nenhum tipo de custo para os alunos. A entidade fica na Rua Dois de Outubro, 1653, Jardim Paraíso – Catalão/GO – Fone: (64) 3442-8929.
Maestro Joel Souza
Natural de Catalão (GO) iniciou sua formação musical no Conservatório Estadual de Música de Araguari – (MG), onde estudou guitarra, violão e contrabaixo. Bacharel em Música – Violão Erudito pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), sob orientação do violonista Maurício Orosco, trabalhou paralelamente em masterclasses com Eduardo Meirinhos, Henrique Pinto, Flávio Apro, João Luiz, Fábio Zanon e Norah Buschmann. Ainda na graduação recebeu orientação de regência com Flávio Santos. Atualmente é aluno do curso de Mestrado em Artes – Subárea Música na Universidade Federal de Uberlândia com tema de pesquisa “A Interação Social no Processo de Ensino-Aprendizagem na Orquestra de Violões”. Desenvolveu trabalhos como Professor/Regente de violão nas cidades de Campo Alegre de Goiás e Davinópolis. Atualmente, é professor de violão no Projeto “Esporte, Cultura e Lazer” em Ouvidor, Coordenador Geral/Maestro do Projeto “Mãos que Tocam” das Obras Sociais Jorge Faim Filho e Assistente de Regente da Orquestra de Violões Nova Vida da Fundação Espírita Nova Vida, com a qual participou de diversos Concertos, dentre eles a destacar dois, com a participação do violonista Yamandu Costa, um com a participação do violonista Fábio Zanon, um com a participação do cantor Renato Teixeira e um da Gravação de um CD (2004), sendo que este recebeu o prêmio de “Destaque Cultural” do Estado de Goiás. Atuou em 2007 como professor de música no Colégio Nacional em Catalão e lecionou aulas de Guitarra, Violão e Teoria Musical entre 2007 e 2010 na Escola Compasso Musical. Participou do Projeto de Extensão “Violões em Câmara da UFU (formações: duo, trio, quarteto e camerata), promovido pelo Instituto de Artes (IARTE) da Universidade Federal de Uberlândia, realizado no período de 04/09/2014 a 20/02/2015, sob a coordenação do Prof. Dr. Maurício Tadeu dos Santos Orosco. Como instrumentista integra o Quarteto de Violões Goyazes, ao lado dos violonistas Daniel Pires, Igor Oliveira e Roberto Segantini. É guitarrista e líder do Ministério de Louvor da Igreja de Deus Central de Catalão – GO. Entre suas composições e arranjos se destacam trabalhos para guitarra instrumental, violão solo e música de câmara em diversas formações instrumentais. Seus arranjos didáticos são executados nas aulas e apresentações dos alunos do Projeto Mãos que Tocam, pela Orquestra de Violões e Coral Nova Vida da Fundação Espírita Nova Vida em Catalão – GO e pelos alunos da cidade de Ouvidor.
Solista Maurício Orosco
É professor de violão do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia desde 2003, tendo passado por breve período na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, em 2004. Natural de Presidente Prudente (SP) iniciou sua formação violonística com Ademir Faccioli. Na Universidade de São Paulo cursou o bacharelado em música/violão com orientação de EdeltonGloeden. Tornou-se mestre em 2002 e doutor em música em 2013 pela mesma universidade, sendo orientado por Flávia Camargo Toni e Rubens Russomano Ricciardi, respectivamente. Como pesquisador, sua tese de doutorado apresenta uma edição crítica do Concerto para violão e orquestra de Francisco Mignone a partir da versão de Sérgio Abreu e das fontes primárias da obra. Sua dissertação estudou as composições de Isaias Sávio, apresentando análises e gravações de obras representativas em CD não comercial financiado pela FAPESP. Como compositor, seu primeiro CD Maurício Orosco – Da Própria Lavra – Volume 1 apresenta uma síntese de sua produção até 2010. Suas composições têm sido tocadas por diversos violonistas bem como estudadas no meio acadêmico. Atualmente sua ênfase como instrumentista abrange atuações como solística e camerista, conciliando desempenho e pesquisa nos mais diversos eventos artísticos, científicos e em projetos sociais. Atua também no recém instaurado Mestrado em Música do Curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia, na linha de pesquisa “processos analíticos, criativos, interpretativos e historiográficos em música”.
Serviço
Orquestra de Violões e Coral Mãos que tocam
Evento: Concerto Brasil que Toca!
Solista: Violonista Maurício Orosco
Regência: Maestro Joel Souza
Local: Auditório do ITEGO em Arte Labibe Faiad
Data: 28 de novembro de 2015
Horário: 20h30
Deise Pasquarelli
Assessoria de Imprensa para o evento