Christiano Victor Rodrigues
Filho de Francisco Victor Rodrigues (Chico Manco) e Felicidade da Silveira Rodrigues (Dadinha), Christiano Victor Rodrigues dividiu a atenção dos pais com os irmãos Josias Leopoldo, Maria Leopoldina, Arminda I, Alceu, Virgílio, Arminda Francisca do Amor Divino, Leopoldo Josias, Benvinda, Benildes Donae, Zenaida Illuminata, Marietta, Izabel e Gastão Victor Rodrigues. Destes treze irmãos, Maria Leopoldina, Arminda I, Virgílio, Marietta e Izabel faleceram em tenra idade.
Foi seu pai, Chico Manco, quem inaugurou a Farmácia Felicidade, no século XIX. Christiano Victor Rodrigues iniciou seus estudos de Agrimensura, na Politécnica do Rio de Janeiro, mas por motivos alheios a sua vontade, não pôde terminar o curso. Já seus irmãos, foram os primeiros catalanos a se formarem em escolas superiores. Mas, não foi a ausência do diploma que o desvalorizou, porque Christiano é lembrado por muitos escritores como uma das mais robustas inteligências do Catalão. Dizem que, o que aprendeu foi suficiente para pô-lo em vantajoso destaque. Não era formado em farmácia, mas foi um dos mais competentes farmacêuticos do Estado e aplicava medicina com acerto e segurança, quando não havia médicos em Catalão. Muitos também são os relatos de que, Christiano, tinha produções literárias inéditas, de valor, mas que, jamais as publicou e nem mostrou a ninguém. Fato triste para nós catalanos, uma vez que, seriam obras de grande valor, bem como patrimônios de nossa historia.
Christiano era casado com Amazilia de Campos Victor Rodrigues e pai de Júlia (quando entrou para o convento adotou o nome de Madre Maria de Jesus Victor Rodrigues), Victorita Victor Rodrigues (Madre Lúcia Victor Rodrigues), Madre Florência, Francisco Victor Rodrigues (Dr. Chiquinho), Aparecida Victor Rodrigues, Maria José Victor Rodrigues, Lourdes Victor Rodrigues, José Victor Rodrigues. O poeta Ricardo Paranhos, nos conta em seu livro “Obras completas de Ricardo Paranhos” que, a casa onde morou Bernardo Guimarães, também foi residência de Christiano Victor Rodrigues. “A casa pertence hoje ao ilustre farmacêutico Christiano Victor Rodrigues, que transformou por completo, tornando-a uma das vivendas mais confortáveis da cidade. Reside nela com a família e vive feliz, sob todos os pontos de vista. É proprietário de uma das maiores e mais importantes farmácias do Estado. Sem ter necessidade de dinheiro, pois já era possuidor de fartos recursos, tirou a pouco, cem contos de réis na loteria, o que prova que o caiporismo da casa desapareceu com o volver dos anos”.
Em 1890, mais precisamente em 27 de maio de 1890, Christiano Victor Rodrigues, então membro da comissão nomeada para a medição dos terrenos ocupados por particulares, foi juntamente com o seu colega, José Alvares da Silveira Machado, com aviso e ciência do proprietário, Paulino Ribeiro Guimarães, ao seu pasto situado a margem do Córrego Beatriz e juntos procederam a medição do terreno por ele ocupado e verificaram que o referido terreno continha 315.594 metros quadrados. Com o titulo de major, em 1897, Christiano Victor Rodrigues tomou posse no novo Conselho Municipal de Catalão, junto ao Cel. Antônio da Silva Paranhos, Ten. Cel. João de Cerqueira Netto, Cap. Teófilo de Barros, Maj. João Gomes Figueira, Manoel Jeronimo de Sant´Anna e Ten. Cel. Joaquim Felipe estrela.
Já em fins do século XIX, Christiano estabeleceu a Pharmacia Felicidade no local, onde hoje ainda, funciona com o mesmo nome na Avenida 20 de Agosto. Em 1912 foi conselheiro municipal do então intendente João da Veiga Jardim. Em 26 de março de 1916, o coronel Jocelyn Gomes Pires, então intendente municipal, passou o exercício do cargo ao seu substituto, Cel. Christiano Victor Rodrigues. Em 23 de janeiro de 1919, Christiano participou da comissão que concluiu manifesto a população, solicitando ajuda para a construção de uma nova matriz.
(Fonte: “Memorial do Catalão” de Antônio Miguel Jorge Chaud).
Revista Portal VIP, Edição Especial Aniversário de Catalão 2015.
TEXTO: Maysa Abrão.
Oferecimento: Pharmacia Felicidade e Hotel da Estação do Roncador