Convênio garantirá passagem assistida do trem pela linha férrea no perímetro urbano de Catalão
Um convênio firmado na manhã desta sexta-feira (26) garantirá mais segurança aos motoristas e pedestres da cidade. A parceria oficializada durante uma reunião que aconteceu no gabinete do Prefeito Adib Elias, na sede da Prefeitura de Catalão, garantirá a partir do próximo mês, passagem assistida do trem pela linha férrea no perímetro urbano do município.
O convênio foi firmando entre a Prefeitura de Catalão através da SMTC (Superintendência Municipal de Trânsito) e a concessionária VLI – empresa que controla a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). Pelo que foi estabelecido, a concessionária se responsabilizará pelas despesas na ordem de R$ 5 mil mensais com combustível para que agentes de trânsito façam a passagem assistida das locomotivas durante todo o percurso no perímetro urbano de Catalão. Além disso, serão instaladas luzes intermitentes nas 18 passagens de nível existentes na cidade, de modo a chamar a atenção dos condutores e também pedestres.
É importante lembrar que o convênio firmado surgiu após um projeto de lei de autoria do vereador Claudio Lima que sugeria a instalação de cancelas nas passagens de nível da linha férrea. Porém, como o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) prevê normas específicas para tal e mesmo com a criação da lei municipal a concessionária ficava desobrigada de atender às exigências. Diante disso, todos os envolvidos (Prefeito Adib Elias; Vereador Claudio Lima propositor do projeto; Clayton César dos Santos, Superintendente da SMTC e representantes da VLI) se reuniram e após muita conversa e estudos, o convênio foi firmado. E a partir do dia 1º de Maio a população já poderá ver a nova realidade. A partir desta data, a passagem assistida começará a valer com objetivo principal de garantir a segurança da comunidade.
ASCOM – Prefeitura de Catalão
BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL:
(64) 3411-6994