Ex-voto na Congada de Catalão, Goiás

De acordo com o site Enciclopédia Itaú Cultural, “Ex-voto” é a abreviação latina de ex-voto suscepto (“o voto realizado”), o termo designa pinturas, estatuetas e variados objetos doados às divindades como forma de agradecimento por um pedido atendido. Trata-se de uma manifestação artístico-religiosa que se liga diretamente à arte religiosa e à arte popular, despertando o interesse de historiadores da arte e da cultura, de arqueólogos e antropólogos. As motivações do presente votivo são muitas: proteção contra catástrofes naturais, cura de doenças, recuperação em virtude de sofrimentos amorosos, acidentes e dificuldades financeiras. O voto feito aos deuses, por sua vez, também adquire formas muito diversas: placa, maquete ou pintura descrevendo os motivos da promessa, ou pequenas réplicas (de barro, madeira ou cera) das partes do corpo afetadas por moléstias (perna, cabeça, mão, coração etc.), chamadas por alguns de “ex-votos anatômicos”. Designam-se “ex-votos marinhos” aqueles em forma de barcos, realizados em regiões litorâneas. Colocados em locais públicos – capelas ou sala de milagres -, os painéis ou presentes votivos trazem freqüentemente a inscrição “ex-voto” ou “milagre feito”.

No dia 15 de outubro de 2018 (segunda-feira), após a tradicional “Entrega da Coroa”, O Blog da Maysa Abrão esteve presente na Igreja do Rosário e fotografamos alguns desses objetos doados à Virgem como forma de agradecimento por um pedido atendido.

 

 

FONTE: 

  • EX-VOTO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2019. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo5433/ex-voto>. Acesso em: 26 de Fev. 2019. Verbete da Enciclopédia.
    ISBN: 978-85-7979-060-7