Distrito de Pires Belo tem Pré-Conferência de Saúde
O Conselho Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura de Catalão, através da Secretaria de Saúde, está realizando as pré-conferências em preparação para a etapa municipal, já visando a 16ª Conferência Nacional de Saúde, cujo tema será “Democracia e Saúde: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”.
Depois de Catalão e do distrito de Santo Antônio do Rio Verde, ontem (13) foi a vez de Pires Belo sediar o evento, que na verdade, é um espaço aberto para a participação da comunidade na elaboração de propostas das políticas públicas de saúde, para os próximos quatro anos. Ou seja, as pré-conferências são tidas como oportunidade e um bom momento para que os usuários do SUS participem.
Nesta pré-conferência no distrito de Pires Belo participaram pessoas e representantes da Associação de Moradores, educadores, funcionários da saúde pública, comunidade em geral, professores e estudantes da Universidade Federal de Catalão, e conselheiros de Saúde.
De acordo com a Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Elizângela Leandro Rosa, tanto as pré-conferências como as conferências municipais são abertas ao público e a participação da comunidade nesse momento de avaliação e discussão é extremamente importante. Segundo ela, o objetivo principal é promover debates a partir das demandas dos moradores de cada região, para viabilizar estudos de novas propostas para melhorias na área da saúde pública. “Estamos nos preparando para elaborar propostas de melhorias no SUS (Sistema Único de Saúde) e no município. Por isso, precisamos avaliar a situação da cidade através de debates, para propor novas diretrizes no setor. As medidas servem para revisar e definir prioridades, estratégias, metas, planejamentos e ações que depois serão levadas para as conferências de saúde nos âmbitos estadual e nacional, com a finalidade de revisar o sistema de saúde. Tudo isso se faz muito importante para que a comunidade tenha uma saúde planejada e mais direcionada de acordo com a real necessidade dos usuários do SUS”, destacou Elizângela Rosa, lembrando que o Conselho Municipal, que conta com 16 membros, fiscaliza o cumprimento da legislação vigente, entre outras atribuições.
Próximas etapas
Seguindo o cronograma a próxima pré-conferência será realizada dia 27 de fevereiro em Catalão. O evento está marcado para acontecer entre 13h e 17 horas na rua 95, nº 346, bairro Castelo Branco. Esta será a última pré-conferência. A próxima etapa será a Conferência Municipal de Saúde a ser realizada nos dias 14 e 15 de março na UFCat – Universidade Federal de Catalão.
A Conferência Nacional, onde serão levadas todas as propostas deverá ser realizada em Agosto em Brasília, onde representantes eleitos delegados de cada município levarão de forma documentada o resultado das propostas levantadas e consolidadas nas etapas regionais.