O casal de festeiros da 125ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário do Catalão – Dorivan Antônio Duarte e Terezinha Gonçalves dos Santos Duarte
A Festa do Rosário de 2001, organizada pela Comissão daquele ano, teve como festeiros Dorivan Antônio Duarte e Terezinha Gonçalves dos Santos Duarte. A mestre em Educação Física, Patrícia do Prado, em sua pós-graduação em educação física pela Universidade Estadual de Campinas, defendeu como tese a dissertação: “Congada, corpo e cultura na 125ª festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário”. Em sua pesquisa de campo, Prado entrevistou o festeiro daquele ano que falou do seu papel na festa. “Como festeiros, tivemos o papel de organizar a festa, angariar fundos para fazer a alimentação dos congos, uma vez que, são dois almoços e três cafés da manhã para aproximadamente 3.000 pessoas. Então, a despesa é muito alta. Com isso, pedimos bezerros aos fazendeiros, polvilho e tudo para as refeições. Durante o ano realizamos quatro eventos, dentre eles, o leilão de arte, junto a Igreja, onde fui até Ipameri e conversei com o bispo para ele vir e marcar presença”. Sobre a parte profana da festa, Dorivan destacou. “É uma tradição que acontece em espaço aberto, onde todos participam. O católico vai para assistir a missa, o evangélico vai às barraquinhas, os pais levam os filhos no parque e assim por diante. Em nossa festa foi grande a participação da comunidade e nenhuma ocorrência policial foi registrada, algo que acontecia muito antigamente”.
Dorivan Antônio Duarte é o atual Mordomo do Mastro, cargo que ocupa desde 2003, quando, a diretoria o escolheu para substituir a família Primo. Dorivan e sua esposa Terezinha são responsáveis em guardar as bandeiras durante todo o ano e conduzi-las em cortejo para serem hasteadas no último sábado da festa, em frente à Igreja do Rosário.
Pesquisa e produção; Maysa Abrão ano 2015, Revista Portal VIP, direitos reservados.
FOTOS: Museu Histórico Municipal Cornélio Ramos; Museu da Congada, Catalão, Goiás.