PMDB unido em grandioso encontro em Catalão, Goiás
O PMDB de Catalão promoveu nessa sexta-feira (27) o 13.º Encontro Regional da maior sigla do país. Representantes de 11 municípios da região sudeste participaram opinando sobre o trajeto do PMDB nas eleições de 2018, incluindo a união de forças com outras siglas partidárias.
A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) do município ficou pequena para as lideranças que movimentaram os acalorados debates das 19h00 até as 23h00. Realmente faltou espaço para a militância e para o público que acompanhou na porta e arredores.
O que deveria ser um encontro partidário se transformou em um sintomático plebiscito para 2018. O povo de Catalão, que sempre definiu os rumos do partido, mostrou que quer alternância no governo do estado e avalizou o PMDB como protagonista dessas mudanças. Assim, o encontro dessa sexta-feira, na capital do sudeste, foi o maior do interior até agora, e foi emblemático. O PMDB saiu com um consenso de união.
Foto: Carlos Duarte / SDNews
Prefeito de Catalão Adib Elias defendeu união das legendas de oposição e Presidente do PMDB, deputado Daniel Vilela enalteceu a tradição e a combatividade do PMDB de Catalão
Para um público aproximado de 400 pessoas, o presidente do PMDB de Catalão e secretário municipal de Comunicação Cairo Batista, anfitrião do evento, abriu os trabalhos salientando “a importância da região sudeste para a definição dos quadros que serão eleitos a deputado estadual e federal, senador e governador em Goiás nas eleições de 2018”.
Foto: Ciro Martins de Araújo
O prefeito Adib Elias parabenizou o presidente do diretório regional do PMDB, deputado federal Daniel Vilela,“pela inteligência e desenvoltura” como vem se comportando na condução da pré-campanha ao governo e também pela mobilização dos companheiros para a sucessão estadual. “Sou homem de partido e sempre defenderei a nossa bandeira. Renovação agora tem nome: Daniel Viela”, declarou Adib Elias.
Foto: Ciro Martins de Araújo
Diante de dois deputados federais, três deputados estaduais e três prefeitos da região, além de vice-prefeitos e vereadores, Adib Elias defendeu ainda a necessidade de “esgotar todas as possibilidades” para a união do maior número de partidos da oposição em 2018. “Não pode haver um pingo de vaidade, o momento é de aglutinar forças”, acrescentou.
Foto: Ciro Martins de Araújo
O pré-candidato Daniel Vilela, por sua vez, enalteceu a tradição e a combatividade do PMDB de Catalão como referências para virar a página do personalismo e do governo virtual instalado em Goiás. “O comportamento em Catalão sempre foi referência para os peemedebistas das demais regiões. Essa manifestação aumenta ainda mais a nossa responsabilidade com o partido e com a necessidade de construir um projeto moderno e com pé no chão para os goianos”, argumentou.
Foto: Ciro Martins de Araújo
Daniel criticou promessas mirabolantes do governo do Estado, como o trem-bala ligando Goiânia a Brasília, sendo que não conseguem resolver sequer problemas básicos e recorrentes, como a falta de água na Região Metropolitana e a estrutura precárias das escolas públicas. “Não temos uma saúde de qualidade, as escolas estão caindo na cabeça dos alunos e professores e o governador viajando para o exterior há quase 10 anos falando de fazer um trem-bala. Temos aqui em Catalão um simples ginásio de esportes que foi lançado e assinada ordem de serviço inúmeras vezes e, como vocês sabem bem, até hoje não está pronto”, criticou Daniel. Neste mesmo dia a obra havia recebido a visita do vice-governador.“É esta prática da enganação contumaz que nos propomos a mudar”, completou.
Foto: Ciro Martins de Araújo
O presidente da Câmara Municipal de Catalão Deusmar Barbosa (PMDB) enalteceu o trabalho que Daniel Vilela faz pela região como deputado federal e cobrou união. “Em 20 anos como vereador nunca tive um governador ao lado da nossa cidade e a gente não aguenta mais. Nós temos o maior partido do estado de Goiás e devemos estar juntos com demais partidos da oposição para chegarmos ao governo. Esse governo tucano não fez nada para Catalão e região”.
Foto: Ciro Martins de Araújo
Presidente da Câmara de Goiânia, o vereador Andrey Azeredo defendeu o diálogo do partido com todos as siglas de oposição para a construção da aliança para 2018, mas destacou que este processo tem que ser uma via de mão dupla. “Ano que vem, vamos ter a humildade de estar juntos com a oposição inteira. Mas a humildade não tem que ser só do PMDB, não tem que ser só do Daniel Vilela. Tem que ser de todos”, afirmou.
Foto: Carlos Duarte / SDNews
O deputado estadual Wagner Siqueira destacou que Catalão é “o espelho político” para o PMDB em Goiás.“O melhor exemplo de um grupo político que sabe sair do quartel e ir para o campo de batalha com garra, planejamento e determinação”. O deputado federal Pedro Chaves lembrou que as manifestações do prefeito Adib Elias e demais companheiros da Região Sudeste funcionam como caixa de ressonância em todo o estado. “O apoio à pré-candidatura do Daniel Vilela tem um peso político substancial, ainda mais por ele ser o representante do município na Câmara Federal. Sinal de que está atendendo as expectativas do município”, frisou.
Foto: Carlos Duarte / SDNews
Senado
O nome de Pedro Chaves também foi defendido pelas lideranças presentes para disputar o Senado. “Se consegui a projeção que tenho hoje na Câmara, foi porque segui os passos de Pedro Chaves, que sempre foi extremamente atuante para trabalhar pelos municípios goianos”, afirmou Daniel Vilela.
Foto: Carlos Duarte / SDNews
Deputado Federal
O combativo deputado estadual José Nelto, líder da bancada do PMDB na Assembleia Legislativa, apresentou seu nome como pré-candidato à Câmara Federal representando a região e recebeu o apoio das lideranças locais. “Vou à tribuna na terça-feira (31), cobrar do governador Marconi Perillo os R$ 2,5 milhões que ele recebe do governo federal e não repassa para a prefeitura de Catalão”, discursou se referindo às verbas federais da saúde que não chegam aos municípios goianos.
Foto: Carlos Duarte / SDNews
Deputado Estadual
Em Catalão, ainda não está definido o candidato do PMDB pois o partido conta com vários quadros competitivos dos quais alguns importantes ainda não se pronunciaram como postulantes à pré-candidatura, como dos secretários municipais e ex-deputados estaduais Fernando Netto e Adriete Elias, e como do procurador do município Leonardo Rocha e do presidente do PMDB catalano Cairo Batista que têm seus nomes já bem colocados nas pesquisas e seriam opções de renovação. Dentre os que já se manifestaram como pré-candidatos, o radialista e vereador Cláudio Lima (PMDB) que apresentou o encontro nos microfones, aproveitou a oportunidade e reforçou sua propositura sendo bem aceito pela mesa. Mas, o momento emotivo do encontro foi o depoimento do presidente do PMDB estadual abonando a pré-candidatura do presidente da Câmara Municipal de Catalão, vereador e pré-candidato a deputado estadual Deusmar Barbosa (PMDB). “É preciso fazer um reconhecimento público da importância que Deusmar Barbosa tem para o PMDB de Catalão. Se hoje estamos aqui com essa força, com essa pujança, com o nosso prefeito Adib fazendo essa brilhante administração, se deve muito ao enfrentamento do Deusmar e dos nossos vereadores na Câmara na administração anterior. Fica assim o reconhecimento do PMDB estadual ao Deusmar pelo enfrentamento durante muito tempo de muitas durezas em Catalão.”
Sabe-se que o candidato a deputado estadual a ser escolhido em convenção pelo diretório municipal de Catalão contará para se eleger com a enorme popularidade do prefeito Adib Elias que já deixou claro que indicará aquele que estiver melhor aceito pela população e pela militância da sigla.
Também estiveram presentes no encontro regional de Catalão os deputados Paulo Cezar Martins, ex-deputados Adriete Elias e Fernando Neto, o presidente do diretório metropolitano de Goiânia, Carlos Antunes Júnior e diversos representantes regionais de partidos aliados.
FONTE:
http://maissudeste.com.br/pmdb-unido-em-grandioso-encontro-em-catalao/