Projeto “Pé na Estrada”, do Grupo Senzala Capoeira, em Três Ranchos

O Grupo Senzala foi fundado em Catalão em 1997 com o intuito de ensinar estudos da cultura e suas vertentes, na ocasião, danças populares de matrizes africanas. Liderado pelos professores Pablo (Dino) e Flávia (Sereia), em 2017, o Grupo Senzala lançou o projeto “Pé na Estrada”, um sonho de muitos anos, agora sendo realizado.

O projeto teve inicio no ultimo dia 4 em Catalão e ontem, 8, em Três Ranchos. O “Pé na Estrada” é gratuito e atenderá quatro municípios goianos com apenas 50 vagas/cada. Sendo assim, 200 vagas divididas entre Catalão, Campo Alegre, Três Ranchos e Goiandira.

O Blog da Maysa Abrão esteve presente na abertura do “Pé na Estrada” em Três ranchos e acompanhou de pertinho o inicio do projeto que conta com o apoio institucional do Fundo de Arte e Cultura, SEDUCE e Governo do Estado de Goiás.

Na ocasião, estiveram presentes a primeira dama do município, Alexandra Custódio, o chefe de gabinete, Haroldo Calaça, o presidente da câmara de vereadores, José Carlos Bernardes (Botinha), o secretário Peixoto, o secretário de esportes Waldemar Pereira Neto, alunos e pais de alunos. O professor Pablo contou que o projeto foi construído com muito carinho para quem quer conhecer a cultura. “É um projeto desenvolvido com muita dedicação para quem quer ter o contato com a capoeira. Lembrando que, para praticar o esporte não precisa ter idade, apenas querer e força de vontade”.

Presente no evento, a primeira dama de Três Ranchos, Alexandra Custódio, falou da importância dos pais no projeto. “O professor Pablo acabou de nos relatar que Três Ranchos foi o munícipio que teve menor número de evasão dos projetos. Acreditamos que isso se deve graças aos pais. Às vezes, o projeto é bom, o professor dedicado, mas os pais não se empenham e os alunos se dispersam. Hoje existe uma preocupação grande em tirar nossos filhos da frente de computadores e celulares. Para isso é preciso apresentar a eles uma atividade física e cultural. Digo isso, porque nossas crianças estão ficando sedentárias e deixando afetar a vida social. A capoeira, a dança, o esporte é uma interação social para tirar nossas crianças desse mundo tecnológico. A tecnologia é ótima, mas precisa ser dosada. Hoje precisamos de criança que vão à praça para brincar com outras crianças, não que já cheguem procurando o sinal do wifi”.

O chefe de gabinete, Haroldo Calaça, ressaltou a importância da cultura para o município. “Essa visão que a primeira dama nos passou é muito importante e quero agradecer muito ao amigo Pablo, porque esse projeto é bem feito e bem elaborado. Um projeto com a participação dos pais vindo de professores sérios, pois conhecemos o Pablo e sua esposa e sabemos da paixão pela cultura, arte e principalmente pela capoeira. O trabalho que vocês fazem é em nível de Brasil, onde vocês estão sempre procurando especializar para trazer tudo isso para nossas crianças. A administração do nosso prefeito, Hugo Deleon, é muito voltada ao lazer e temos certeza que ele também esta feliz com a continuidade desse projeto”.

O projeto é aberto para crianças acima de 4 anos e com responsáveis. As vagas são limitadas.

 

 

BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL: