Presidente do SindCom é indicado para Secretaria Municipal do Trabalho
Na manhã desta segunda-feira (5), o presidente do Sindicato dos Comerciários de Catalão (SindCom), Everton Alves (Pingo), foi indicado para ocupar a Secretaria do Trabalho e Renda de Catalão. A indicação foi feita pelo prefeito eleito, Adib Elias (PMDB), e aconteceu durante uma cerimônia no auditório da ACIC/CDL. Centenas de pessoas acompanharam o anúncio de parte do secretariado que irá auxiliar o novo prefeito. A posse do secretariado acontece em 1º de janeiro de 2017, quando a nova gestão assume a cidade.
De acordo com Pingo, a Secretaria do Trabalho terá o objetivo de formular, coordenar e executar políticas de promoção do trabalhador e do trabalho decente, além de participar de atividades que estimulem o desenvolvimento sustentável e o exercício da cidadania. Ele lembra também que a pasta deve atuar para valorizar a geração de emprego e renda e pela criação e manutenção das empresas.
Segundo ele, é uma grata satisfação o prefeito eleito ter indicado um sindicalista para comandar uma pasta de interesse dos trabalhadores. “O diálogo entre trabalhadores, empresários e órgãos que lidam com a relação capital/trabalho será a nossa marca. Quero buscar parcerias para ofertar cursos de qualificação e encaminhar homens e mulheres preparados para o mercado de trabalho”, garante Pingo.
Para os próximos quatro anos, o futuro secretário planeja criar o programa de atendimento itinerante, que chegará aos trabalhadores nas empresas da cidade e nos distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo. Os programas de primeiro emprego para jovens, de último emprego para pessoas acima dos 50 anos de idade e de inserção de pessoas com deficiência no mercado também vão integrar as atividades da Secretaria.
Everton Alves Laurindo tem 34 anos e é o atual presidente do SindCom e do partido Solidariedade municipal. Além disso, é conselheiro na Federação dos Trabalhadores no Comércio de Goiás e Tocantins (Fetracom) e membro do Secretariado Nacional dos Trabalhadores do Setor de Comércio e Serviços (Sentracomserv) da Força Sindical. Pingo também já foi metalúrgico e trabalhador da construção civil. Ele começou no sindicalismo em 2012, quando assumiu a vice-presidência do SindCom.
Por Juliana Barbosa – Assessoria de Imprensa SindCom