A 38ª Expo Catalão encerra com saldo positivo
A Expo Catalão 2016 terminou neste domingo, 31, com entrada gratuita. A catalana Liz Maia abriu o show de Teodoro e Sampaio que cantaram seus principais sucessos. Foi a primeira vez que o encerramento teve um público tão expressivo, cerca de 11 mil pessoas compareceram no último dia de festa entre manhã, tarde e noite.
Na sexta-feira, 29, a final do julgamento da II Estadual e XXV Nacional do Ranking do Gado Nelore. 70 animais participaram este ano sendo que das cinco cidades goianas que sediam o evento Catalão é uma das obrigatórias para pontuação a nível estadual. Os premiados foram a fêmea Madravad FIV do proprietário João Mauricio Dantas Leite de Professor Jamil, Goiás e o macho Dengo GLG do proprietário Limirio Gonçalves de Anápolis, Goiás. “O gado premiado é elevado no ranking e reconhecido como sendo um dos melhores de sua espécie tanto em morfologia quanto em genética e tem valor comercial agregado”, afirma Aluísio Pedro M. Gomides, coordenador do Gado Nelore.
No sábado, 30, o encerramento do Torneio Leiteiro, que acontece há mais de 20 anos, comtemplou o pecuarista João Bosco que garantiu o primeiro lugar nas três categorias, vaca, novilha dois dentes e novilha três dentes, somando um total de 151 litros de leite os três animais. A premiação em espécie e em produto somou R$ 15 mil e foi dividida entre os primeiros lugares de cada categoria. “O torneio é importante, pois, temos o reconhecimento do gado e sua valorização para comercio” comenta João Bosco.
Entre os dias 28 e 29 setenta competidoras da Associação Nacional dos Três Tambores (ANTT) participaram da etapa classificatória durante o dia e no sábado, 30, à noite, na arena do rodeio disputaram a final da etapa Catalão do Campeonato da Nacional dos Três Tambores. Foram 10 finalistas da categoria adulto e 5 finalistas da categoria infantil. Além do título de campeã e garantir lugar para a final em Indaiatuba/SP em agosto, as amazonas foram premiadas em R$ 20 mil divididos até a quinta colocada. Caroline Rugolo foi a campeã da categoria adulto e Tarcila Ferguson foi a campeã da categoria infantil. A catalana Viviane Gratão ficou em terceiro lugar na categoria adulto e disputará a final.
Já a montaria em touros finalizou no dia 30 e foi de grande emoção. O atleta Luciano Henrique de Castro conquistou o título de campeão com 429,25 pontos ao longo dos quatro dias de competição. Ele é o atual campeão brasileiro da PBR e é natural de Guzolândia/SP. Este foi o seu primeiro título de campeão na temporada 2016 e agora depois de sua vitória o atleta assumiu a terceira posição do campeonato. A próxima etapa da Monster Energy PBR será em Sete Lagoas/MG entre os dias 11 a 14 de agosto e a final em Barretos/SP de 18 a 21 de agosto.
E a Expo Kids que está em sua segunda edição neste ano trabalhou o tema da inclusão social de crianças e pessoas com deficiência. A participação foi gratuita e recebeu em dias determinados bairros de Catalão e entidades. No espaço preparado com brincadeiras, oficinas, música e teatrinho os pais tiveram seu espaço reservado com cadeiras e suco enquanto aguardavam seus filhos. A criançada também recebia lanche enquanto assistia teatro de fantoches e se encantava com os personagens. “O que marcou esta edição foi o conforto. Todas as crianças tiveram seu tempo para entrar e brincar gratuitamente. Não tivemos longas filas graças a divisão por bairros e o agendamento de entidades. Recebemos crianças dos distritos de Santo Antônio do Rio Verde e Pires Belo também e criamos um espaço especial para receber as crianças portadoras de deficiência,” afirma Cris Coutinho, coordenadora do evento. Cerca de 2.600 crianças participaram da Expo Kids em 2016.
Foi proporcionada uma praça de alimentação coberta oferecendo shows regionais gratuitos todos os dias, um camarote acessível só para pessoas com deficiência, estandes das mais renomadas empresas da cidade e a presença do locutor Cuiabano Lima animando o rodeio e antes dos shows. Com este montante Parque de Exposições Waldivino Duarte recebeu 60 mil pessoas em todos os dias de festa.
Newton José da Silva, presidente do Sindicato Rural, fez um breve balanço sobre a 38ª Expo Catalão e se surpreendeu com a receptividade da população que mesmo em tempos difíceis de crise econômica compareceu e fez da festa um marco na história de Catalão. “Acertamos em muitas coisas como, por exemplo, a grade de artistas e temos a consciência que temos que nos superar a cada ano. Nosso parque estava bem dividido, as arquibancadas lotadas, camarotes com tratamento diferenciado e atrações musicais após o termino dos shows, a estrutura de rodeio é a melhor do Brasil e grandes negócios foram realizados durante o evento como leilões e nos estandes de expositores. Tudo isto nos deixa com a sensação de dever cumprido e muito realizados”, finaliza o presidente.
Assessoria de Comunicação
BLOG DA MAYSA ABRÃO TEM COMO APOIO CULTURAL: