CATALÃO da E. F. GOIAZ Município de Catalão, GO

A ESTAÇÃO

Já existia uma estação em Catalão desde o ano de 1913, no ramal Goiandira-Catalão-Ouvidor, da E. F. Goiaz. Essa estação foi desativada quando a linha da RMV chegou à cidade em 1942, para fazer a ligação Monte Carmelo-Patrocínio-Ouvidor e ligar Goiandira a Angra dos Reis através da linha-tronco da RMV. Catalão e toda a linha nova até Goiandira passam a fazer parte da RMV. A estação e a linha foram inauguradas oficialmente dois anos depois: “Em 11 de fevereiro de 1944, com a presença dos chefes de governo mineiro e goiano, representantes dos Srs. Ministro da Viação e Diretor Geral do Departamento Nacional de Estradas de Ferro e altas autoridades federais e estaduais, foi oficialmente inaugurada a linha Patrocínio a Ouvidor, com a extensão de 179 km, construída pela Rede Mineira de Viação. A construção desta importante ligação ferroviária era velha aspiração de mineiros e goianos, que por muitos anos pleitearam a realização dessa obra, a fim de que os produtos da economia de Goiaz e do nordeste de Minas pudessem atingir o porto de Angra dos Reis em linha direta, pela Rede Mineira de Viação. São inumeráveis as consequências econômicas que advêm da ligação de Minas ao Estado de Goiaz. Toda a zona agropecuária que se estende paralelamente aos novos trilhos da Rede ficou em condições de escoar rapidamente a sua produção, fazendo-a chegar ao litoral brasileiro depois de atravessar vasta região do nosso território” (Texto extraído do relatório da RMV para 1944). As datas oficiais, entretanto, de inauguração do trecho Monte Carmelo-Ouvidor acusam 11/11/1942 para todas as estações deste trecho. Uma nova estação, em ponto diferente, foi construída para atender a nova linha e o antigo ramal vindo de Goiandira foi desativado. As datas oficiais, entretanto, de inauguração do trecho acusam 11/11/1942 para todas as estações deste trecho, e para o trecho Patrocínio-Monte Carmelo, a data seria 1937. Aparentemente a inauguração descrita acima, em 1944, seria uma data política e ocorreu dezesseis meses após a festiva entrega da segunda parte do trecho citado. No final dos anos 1970, o trecho entre Celso Bueno e Catalão foi desativado por causa da construção de uma represa sobre o rio Paranaíba e Catalão se tornou ponta de um ramal. A estação está muito bem conservada e é utilizada pela Prefeitura. Dela, ponta do ramal, sai um desvio industrial que vai às indústrias de fertilizantes da região. A plataforma foi recentemente diminuída (cortada) para dar passagem a composições de largura maior. (Veja também CATALÃO DA EFG)
(Fontes: Odair Lopes; Glaucio H. Chaves; Fernando Picarelli; Roberto Fonseca Dias; RMV: relatório anual, 1944; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)

 

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