
Sessões periódicas serão conduzidas por especialistas do segmento do audiovisual, com entrada gratuita
Além da programação de filmes e da mostra “Ao Centro-Oeste Com Chantal Akerman”, que traz 16 filmes restaurados da renomada cineasta belga com entrada gratuita, o Cine Cultura também inicia um ciclo de sessões periódicas voltadas para discussões sobre cineastas e movimentos importantes da história do cinema. As conversas e análises serão conduzidas pelo professor Rodrigo Cássio, da Universidade Federal de Goiás (UFG), e pelo curador do Cine Cultura, Fabrício Cordeiro.
A programação da sala segue em cartaz com os longas-metragens “Meu Bolo Favorito”, dirigido por Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha; “Oeste Outra Vez”, do diretor Érico Rassi; “Bituca”, da diretora Flávia Moraes; e “O Melhor Amigo”, de Allan Deberton. Para os filmes comerciais, o valor do ingresso é R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), com pagamento em dinheiro ou via PIX. Já para a mostra e as sessões de debates, a entrada é gratuita.
O Cine Cultura é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e funciona no prédio do Centro Cultural Marietta Telles, na Praça Cívica, com sessões diárias.
Confira a sinopses dos filmes:
Bituca (2025, Brasil, 10 anos, 110 min, dir: Flávia Moraes)
Documentário que faz parte da turnê de despedida do artista Milton Nascimento, um dos maiores cantores e compositores de todos os tempos, para entender a complexidade simples de sua obra e da alma brasileira.
Oeste Outra Vez (2025, Brasil, 14 anos, 97 min, dir: Érico Rassi)
No sertão de Goiás, homens brutos que não conseguem lidar com suas fragilidades são constantemente abandonados pelas mulheres que amam. Tristes e amargurados, eles se voltam violentamente uns contra os outros.
O Melhor Amigo (2025, Brasil, 14 anos, 95 min, dir: Allan Deberton)
Na praia de Canoa Quebrada, o reencontro entre Lucas e Felipe faz acender antigos desejos. Enquanto Lucas se joga neste paraíso solar e musical, em busca de uma paixão ardente e incerta, Felipe, com sua presença sempre tão misteriosa, parece escorregar por entre os dedos.
Meu Bolo Favorito (2025, Irã, 12 anos, 96 min, dir: Maryam Moghadam e Behtash Sanaeeha)
Mahin, de 70 anos, solitária até agora, decide reviver sua vida amorosa. Um encontro casual se torna uma noite inesquecível.
Mostra Ao Centro-Oeste Com Chantal Akerman – Entrada gratuita
Exploda Minha Cidade (1968, 14 anos, 13 min)
Nos subúrbios de Bruxelas, uma jovem na cozinha de seu apartamento esfrega o chão, lustra os sapatos, dança, cozinha, bebe vinho, então ela fecha a porta com fita adesiva, abre o gás e explode tudo – cantarolando o tempo todo.
O Quarto (1972, 12 anos, 11 min)
Os móveis e a bagunça de um pequeno cômodo de apartamento se tornam o assunto de uma natureza em movimento, com a própria Akerman olhando para si mesma. Este inovador experimento formal e silencioso é o primeiro filme de Chantal Akerman feito em Nova York.
Hotel Monterey (1972, 12 anos, 60 min)
Silencioso, assim como seu curta O Quarto, Chantal Akerman realiza esta obra de imagens magnéticas. Hotel Monterey é um hotel barato em Nova York. A diretora convida o espectador para visitar este lugar incomum, assim como as pessoas que vivem lá, desde a recepção até a última história.
15 De Agosto (1973, 14 anos, 44 min)
Em meados de agosto em Paris, em um apartamento ensolarado e silencioso, uma jovem mulher fala, pensa, reflete sobre si mesma. A vida cotidiana e pequenos eventos em um longo e ininterrupto monólogo. A câmera retrata ela e seus gestos em planos longos e fixos se movendo pelos cômodos, o espaço, a luz e as sombras de um dia de verão.
Eu, Tu, Ele, Ela (1974, 16 anos, 82 min)
Em seu primeiro longa-metragem provocativo, Chantal Akerman estreia como uma jovem sem rumo que deixa o isolamento autoimposto para embarcar em uma viagem que a leva a casos de amor solitários com um motorista de caminhão e uma ex-namorada. Com seu famoso encontro carnal em tempo real e seu minimalismo ousado, “Eu, Tu, Ele, Ela” é o filme mais sexualmente audacioso de Akerman, um dos maiores nomes da história do cinema.
Jeanne Dielman (1975, 14 anos, 193 min)
Três dias na vida de uma mulher, uma dona de casa viúva e solitária, cujas tarefas incluem arrumar as camas, preparar o jantar para seu filho adolescente e alguns truques para sobreviver. Lentamente, sua ritualizada rotina diária começa a desmoronar.
Notícias De Casa (1976, 12 anos, 86 min)
A cineasta belga Chantal Akerman mora em Nova York. As imagens filmadas da cidade americana são acompanhadas pelos textos da sua amorosa mãe que vive em Bruxelas. Enquanto as imagens da cidade de Nova York se aproximam cada vez mais, as palavras da mãe, lidas pela própria Akerman, gradualmente desaparecem.
Os Encontros De Anna (1978, 14 anos, 122 min)
Anna, uma cineasta talentosa, percorre uma série de cidades europeias para promover seu filme mais recente. Por meio de uma sucessão de encontros curtos e misteriosos, primorosamente filmados, com homens e mulheres, família e estranhos, passamos a ver seu distanciamento emocional e físico do mundo.
Toda Uma Noite (1982, 14 anos, 90 min)
Vários casais se encontram, fazem amor, se separam, dançam, bebem, comem, falam ao telefone e dormem durante uma noite quente de verão em Bruxelas. Seguindo mais de duas dúzias de pessoas diferentes na atmosfera quase sem palavras de uma noite escura na cidade de Bruxelas, Akerman examina aceitação e rejeição no reino do romance.
Anos Dourados (1986, 14 anos, 96 min)
Em um shopping, entre o salão de beleza da Lili, a loja de roupas da família Schwartz e o bistrô da Sylvie, funcionários e clientes se cruzam, se encontram e sonham com o amor comprometido ou impossível. Eles falam, cantam e dançam.
Do Leste (1993, 12 anos, 110 min)
Da Alemanha Oriental a Moscou, passando pela Polônia, Lituânia e Ucrânia, Chantal Akerman registra, após o colapso do bloco soviético, os corpos e rostos de pessoas anônimas, suas expressões ilegíveis, seja caminhando ou simplesmente esperando algo. Ela filma edifícios, paisagens, neve, anoitecer e oferece uma gama de impressões audiovisuais que constituem um poema impressionista e fascinante.
A Mudança (1993, 12 anos, 40 min)
Um homem solitário acaba de se mudar para um apartamento moderno. Ele se lembra do apartamento anterior e questiona a si mesmo se fez a escolha certa.
A Prisioneira (2000, 16 anos, 114 min)
A relação entre Simon, um jovem possessivo, e Ariane, sua amante passiva. Ele está convencido de que ela está tendo um caso com uma mulher. Enquanto Simon implacavelmente persegue cada movimento dela, os dois se encontram presos em um ciclo de ciúme, desejo erótico e autodestruição. Adaptando o quinto volume de “Em Busca do Tempo Perdido” de Marcel Proust, Chantal Akerman transforma o material em um estudo hipnotizante de voyeurismo, controle e obsessão sexual neste filme impressionante.
Com Sonia Wieder-Atherton (2003, 12 anos, 52 min)
A violoncelista Sonia Wieder-Atherton conta como ela se apaixonou por música, e depois pelo violoncelo especificamente, usando a música para tentar formar palavras que se comunicassem. Em seguida, ela toca seis peças curtas, desde os compositores Schubert e Brahms aos sons modernos mais ousados de Berio.
Ao Leste Com Sonia Wieder-Atherton (2009, 12 anos, 85 min)
Anos depois do documentário & quot; Com Sonia Wieder-Atherton & quot, Chantal Akerman agora acompanha a violoncelista em turnê para uma série de concertos na Europa Ocidental, depois na Europa Oriental e na Rússia.
A Loucura De Almayer (2011, 14 anos, 122 min)
A história de um comerciante ocidental, Kaspar Almayer, cujos sonhos de riqueza para sua amada filha, Nina, desmoronam sob o peso de sua própria ganância e preconceito.
Confira a programação completa de 27/03 a 02/04:
Dia 27/03 – Quinta-feira
Mostra Chantal Akerman (entrada gratuita)
– 14h40: 15 de agosto (1973, 44 min, 14 anos) + A mudança (1993, 12 anos, 40 min)
– 16h40: O Quarto (1972, 12 anos, 11 min) + Hotel Monterey (1972, 12 anos, 60 min)
– 18h30: Jeanne Dielman (1975, 14 anos, 193 min)
Dia 28/03 – Sexta-feira
Mostra Chantal Akerman (entrada gratuita)
– 14h: Do leste (1993, 12 anos, 110 min)
– 16h30: Com Sonia Wieder-Atherton (2003, 12 anos, 52 min) + Ao leste com Sonia
Wieder-Atherton (2009, 12 anos, 85 min)
– 19h30: Os Encontros de Anna (1978, 14 anos, 122 min)
Dia 29/03 – Sábado
Mostra Chantal Akerman (entrada gratuita)
– 13h40: A loucura de Almayer (2011, 14 anos, 122 min)
– 16h10: Eu, Tu, Ele, Ela (1974, 16 anos, 82 min)
– 18h: Toda Uma Noite (1982, 14 anos, 90 min)
– 20h: A Prisioneira (2000, 16 anos, 114 min)
Dia 30/03 – Domingo
Mostra Chantal Akerman (entrada gratuita)
– 13h45: Exploda minha cidade (1968, 14 anos, 13 min) + Notícias de casa (1976, 12 anos,
86 min)
– 16h: Jeanne Dielman (1975, 14 anos, 193 min)
– 19h50: Anos dourados (1986, 14 anos, 96 min)
Dia 31/03 – Segunda-feira
14h – O Melhor Amigo (16 anos)
16h – Oeste Outra Vez (14 anos)
18h – Bituca (10 anos)
20h15 – Meu Bolo Favorito (12 anos)
Dia 01/04 – Terça-feira
14h – O Melhor Amigo (16 anos)
16h – Oeste Outra Vez (14 anos)
18h – Bituca (10 anos)
20h15 – Meu Bolo Favorito (12 anos)
Dia 02/04 – quarta-feira (entrada gratuita)
14h – Sessão Iluminar: Vittorio De Sica e o neorrealismo italiano (12 anos) – análise dos filmes de De Sica pelo professor Rodrigo Cássio (UFG) e pelo curador Fabrício Cordeiro.
18h – Meu Bolo Favorito (12 anos)
20h – Bituca (10 anos)
Fotos: Divulgação