Fernando Corrales faz exposições fotográficas no Marbô Gastronomia de Origem
A abertura da exposição “Sob os desertos, savanas e pantanal” e “Congada – Alegria em Três Ranchos”, fotografias de Fernando Corrales, aconteceu nesse domingo com a presença de amigos, produtores, imprensa e família, lá no Marbô Gastronomia Gastronomia de Origem e foi um sucesso. Além da mostra também houve uma degustação de vinhos do Empório Vinhos Winiarski. Veja como foi esse evento que envolveu arte, música e vinho. Com o apoio de Tecnorisk
Programação
De 13/12/21 à 29/05/2022
De seg. à Dom. Das 11h às 16h
A mostra fotográfica
Dentre muitos temas do acervo do fotógrafo Fernando Cesar Corrales, ele escolheu fazer sua primeira mostra em Curitiba para além do seu primeiro sucesso de público com os registros da Congada, dessa vez, viajaremos por outras aventuras, suas expedições à África, Pantanal e uma série de pássaros, um dos temas que ele mais se entusiasma.
O objetivo dessa exposição é mostrar pela primeira vez outras vertentes do artista que desvendam riquezas antes guardadas na memória de um computador. As cores fortes e a alegria estão presentes em todas as imagens, característica marcante do autor. A linha estética seguida nas edições foi criada por ele mesmo e segue em todas as suas coleções. Para tanto, foram selecionadas fotos entre séries de registros da África, valorizando as paisagens e etnias e outros do Pantanal enfatizando principalmente os bichos. Já os pássaros foram selecionados a partir de diversas expedições. Todas as fotos são editadas e impressas no conceito Fine Arte.
“Sob os desertos, savanas e Pantanal”
Na mostra “Sob o deserto, savanas e Pantanal”, o fotógrafo vai apresentar as imagens que fez nos desertos da África, ente eles Dead Vlei, Namibe, Dune 45, demonstrando através delas, a riqueza de suas paisagens, a grandiosidade da natureza e sua força. Nas suas viagens, ele pode fotografar a vida nas savanas africanas e suas etnias, entre elas os Himba, Bushman, Hererós e Massais, explorando as características de cada uma como a dos Bushman, por exemplo, vivem da mesma forma há 50 mil anos, mantendo intocável sua cultura através dos séculos.
Já nas fotos do Pantanal, realizadas tanto no sul como no norte do estado do Mato Grosso, próximo à Porto Jofre, Corrales gosta de valorizar as cores exuberantes da natureza e a vida de animais que adentram a mata e os rios dentre eles o Pixaim, Piquiri e Cuiabá, apresentando a realidade da natureza como ela é e os animais.
“Congada – Alegria em Três Ranchos”
Você já ouviu falar desta festa religiosa contagiante e cheia de segredos? Ela faz parte do folclore nacional. As fotografias da mostra no painel Congada são fruto da pesquisa do acompanhamento do fotografo no Encontro da Congada de 2012 e 2013, que é comemorado anualmente na cidade de Três Ranchos, no interior de Goiás. Na Congada, diversos grupos ou “Ternos”, como são nomeados, reúnem-se para homenagear a Nossa Senhora do Rosário, figura máxima do encontro. Essa festa, que simboliza a resistência desde o período escravocrata no país, também é conhecida na região como a festa dos Santos Pretos e dura uma semana, iniciando com a chamada Alvorada, novenas diárias, levantamento das bandeiras, a troca das Santas na Igreja construída por eles e o encerramento com todos os grupos tocando nas ruas em um espetáculo de fé e sincretismo religioso.
Sobre o artista
Fernando Corrales, de fotógrafo amador e sem muita pretensão artística, realizou sua primeira exposição fotográfica à convite da esposa, a jornalista Fernanda Corrales. A mostra, aconteceu em Goiânia, com o apoio da Secretaria de Cultura do estado de Goiás e da prefeitura de Três Ranchos – GO, cidade que recebeu de braços abertos o fotógrafo durante a festa da Congada em 2012 e 2013. Seis anos depois, ao ver o resultado das fotos, decidiram investir na mostra do artista. A exposição “Congada” – Alegria em Três Ranchos” de 2019, superou todas as expectativas e encantou o público tendo recebido mais de 10 mil visitações, que interrompida com a pandemia, volta com tudo e hoje se tornou um projeto cultural com o apoio do estado de Goiás, da comunidade dos congadeiros e que em breve deve ganhar o mundo. É claro que esta história não deve parar por aqui, com tudo isso, novamente a convite de sua esposa, lançam essa exposição paralela a Congada, com a bela seleção dos Desertos e Savanas da África e região do Pantanal.
Corrales nasceu em Ribeirão do Pinhal, interior do Paraná, se formou em administração de empresas e foi ser empresário. Com o mesmo sucesso nos negócios, Corrales já demostrou sucesso também na arte e na música. Os instrumentos musicais tocados por ele é uma paixão de juventude que herdou do pai. Seus primeiros registros fotográficos foram do ano de 2006, desde então, já realizou mais de trinta expedições fotográficas por regiões variadas do planeta. Seu acervo hoje conta com cerca de mais de 47 mil fotos.
Ficha Técnica
Apoio Cultural – Marbô Gastronomia de Origem
Realização – Vinde Vinho e arte
Curadoria compartilhada – Fernanda Corrales, Fernando Corrales e
Gilmar Camilo (Congada)
Expografia – Fernanda Corrales
Produção Geral e Executiva – Fernanda Corrales
Tratamento de imagem – Fernando Corrales
Identidade visual e sinalização – Isabella Brito
Montagem – Celso Treishel
Impressão fotográfica – Fernando Corrales, Alberto Bernardes, Letícia Dranczuk, Jazz Towers
Agradecimentos:
Prefeitura Municipal de Três Ranchos
Hugo Deleon de Carvalho Costa – Prefeito
Clícia Lilian dos Santos Feitosa – Secretária Municipal de Meio Ambiente
Vinícius Calaça Soares – Vereador e Capitão da Congada Catupé Cagunda Rosário Santo
Agnaldo Miguel – Secretário de Turismo
Fabrício Alves – Capitão da Congada Catupé Cagunda de Nossa Senhora do Rosário
José Alves – (tio Zezinho)
Maysa Abrão – Jornalista
Márcio Lisa – Fotógrafo
FONTE: @vindevinho · Promotor(a) de eventos